segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Um Homem Também Chora * Fátima Esteves - PT

*Um Homem Também Chora*
Fátima Esteves - PT
*
Um homem também chora

Quando mergulho nas brumas da memória, vislumbro lá longe a imagem do meu bisavô, António Martins, mais conhecido como António dos Ovos, sentado na carroça em descanso, na cabana do avô Mário. Sempre de barrete preto na cabeça, a lembrar os pescadores da Nazaré. Neste caso, para proteger do frio a cabeça que o cabelo há muito abandonara.
O meu bisavô viveu num tempo em que a máxima - “Os homens não choram” – condicionava o comportamento da maioria dos homens. No entanto, António dos Ovos chorou, chorou muito no dia em que a bisavó Natividade partiu deste mundo.
Nesse dia e nos que se seguiram, recusou dormir no quarto que ambos partilharam durante décadas e onde nasceram os seus dez filhos, entre os quais o meu avô Mário.
Durante semanas, não saiu da cozinha, onde sentado à mesa com a cabeça apoiada entre as mãos, viveu a dor mais cruel, que lhe escorria pelo rosto e se fazia ouvir, de vez em quando, nos lamentos e suspiros profundos de um coração esmagado pela dor da separação.


Num tempo em que não era suposto um homem chorar, o meu bisavô chorou por amor!

*
Dados da Autora

Maria de Fátima Esteves Martins nasceu a 13 de janeiro de 1969, no concelho de Mação, no distrito de Santarém – Portugal.
No início de 2014, começou a participar em concursos literários, têm cerca de duas dezenas de textos publicados em ebooks e em antologias, em Portugal, Espanha e no Brasil. 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário